Natura adere aos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres e do Pacto Global
Assinatura do documento
reforça o compromisso da companhia com a equidade de gêneros; meta é ter 50%
dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2020
São Paulo, 8 de março de
2016 – A Natura assinou hoje, no Dia Internacional das Mulheres, sua adesão aos
Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), promovidos
pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das
Mulheres (ONU Mulheres) e pelo Pacto Global das Nações Unidas.
Ao tornar-se signatária
dos sete princípios empresariais que buscam delegar poder às mulheres no
ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, a Natura reforça o seu
compromisso com a equidade de gêneros. A multinacional brasileira já possui uma
estratégia corporativa para o tema, com a meta pública de ter 50% dos cargos de
liderança (diretoria e acima) ocupados por mulheres até 2020. O índice atual
está em 32% no Brasil e em 27% considerando todas as operações da marca Natura.
Para garantir que o percentual
seja alcançado, os processos de seleção e promoção foram revistos de modo que
toda seleção para cargos de liderança sempre tenha ao menos uma mulher entre os
candidatos finalistas. A equidade salarial entre gêneros também é uma meta
assumida pela empresa
“Na Natura, estabelecemos
compromissos públicos para o empoderamento feminino, chancelados pela alta
liderança da empresa. Isso é fundamental para que a cultura corporativa avance
no tema e assegure que as políticas da empresa sejam sensíveis às questões de
gênero”, diz Fatima Rossetto, diretora de desenvolvimento e educação da
companhia.
A Natura é uma das poucas
empresas brasileiras a publicar uma série de indicadores segmentados por
gênero, como dados sobre o número de colaboradores homens e mulheres, divididos
por nível hierárquico, bem como a proporção dos salários das mulheres em
relação aos homens, por categoria funcional.
Para as mulheres que
desejam ser mães, a Natura tem uma série de iniciativas que buscam facilitar a
adaptação da mulher ao local de trabalho e a conciliação de sua vida particular
com a profissional. Há 25 anos, a empresa oferece berçário para filhos de
colaboradoras, em parceria com a CEDUC. Crianças de até 3 anos são acolhidas no
espaço, onde recebem todo o cuidado necessário e participam de atividades
educativas. A companhia também oferece licença maternidade estendida, de 6
meses, prática adotada hoje por somente 10% das empresas brasileiras, segundo
dados da Receita Federal.
Líder no setor de venda
direta no Brasil, a Natura reúne hoje 1,9 milhão de Consultoras, em oito
países. Cerca de 97% das consultoras são do sexo feminino e, ao comercializar
os produtos e serviços da marca, essas mulheres geram uma importante renda para
suas famílias. O rendimento das Consultoras Natura é um importante fator de
autonomia e autoestima para elas, ampliando sua voz na sociedade. Em sua
parceria com a Natura, as consultoras recebem treinamentos e desenvolvem suas
habilidades de relacionamento e empreendedorismo.
Princípios de
Empoderamento das Mulheres
Conheça os sete Princípios
de Empoderamento das Mulheres:
1: Estabelecer uma
liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros
2: Tratar todos os homens
e mulheres de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos
e a não discriminação
3: Assegurar a saúde, a
segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras
4: Promover a educação, a
formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres
5: Implementar o
desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de
marketing que empoderem as mulheres
6: Promover a igualdade
através de iniciativas comunitáras e de defesa
7: Medir e publicar
relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros
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